OAB Jovem - Montes Claros/MG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

OAB cobra abertura dos arquivos da ditadura nos 45 anos do golpe militar

Ir para baixo

OAB cobra abertura dos arquivos da ditadura nos 45 anos do golpe militar Empty OAB cobra abertura dos arquivos da ditadura nos 45 anos do golpe militar

Mensagem  Markim Ter Mar 31, 2009 10:17 am

Brasília, 31/03/2009 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, defendeu hoje (31), ao comentar a passagem dos 45 anos do golpe militar de 1964, a abertura dos arquivos da ditadura militar como forma de resgatar a memória do país lamentavelmente vivida no período sombrio do regime militar. "Um país que não conhece sua história, sobretudo suas páginas mais sombrias e controversas, corre o risco de repeti-la".
Segue a nota do presidente nacional da OAB, Cezar Britto:

"Os 45 anos do golpe militar de 1964, que se completam hoje, mantêm presente uma anomalia: a inacessibilidade aos arquivos da ditadura. Não se trata de reabrir feridas ou buscar revanches. Trata-se de resgatar a memória do país.

Um país que não conhece sua história, sobretudo suas páginas mais sombrias e controversas, corre o risco de repeti-la. A Lei de Anistia perdoou reciprocamente os delitos políticos de ambas as partes. Mas anistia não é amnésia. É necessário saber que crimes foram esses e os que estão efetivamente por ela abrangidos.

Questões básicas, como o paradeiro de cadáveres e o destino de pessoas desaparecidas, continuam sem solução, cobertas pelo manto do silêncio e da cumplicidade. Quase meio século depois daqueles tristes acontecimentos, já não são os seus que estão sendo sabotados. É a história, a memória nacional.

Ao ensejo desta data, a Ordem dos Advogados do Brasil reitera seu clamor, que é o da sociedade brasileira, para que sejam abertos os arquivos do período referente ao regime militar, para que deles possa emergir a verdade, em sua inteireza.

Somente assim, estaremos em condições de efetivamente promover a pacificação da família brasileira. Enquanto restarem mistérios, enigmas e suspeitas, essa paz, almejada pela anistia, restará inconclusa."

Fonte: http://www.oab.org.br/noticia.asp?id=16311

Markim

Mensagens : 51
Data de inscrição : 10/03/2009
Idade : 44
Localização : Montes Claros/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos